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Mostrando postagens de dezembro, 2012

A Comunicação como Cultura

A Comunicação como Cultura por Aneri Pistolato Trata-se aqui, segundo Lima (2001), da comunicação com significação oposta ao polo da transmissão, isto é, como compartilhamento , como cultura . Em contraposição aos modelos behaviorista, busca-se a compreensão (e não a formulação de leis) das representações e práticas culturais que expressam os valores e significados construídos na relação entre a mídia e as demais instituições da sociedade urbana contemporânea. Agregam-se a este modelo os estudos sobre as condições de recepção das mensagens e sobre os usos e gratificações gerados pelo consumo das mensagens. A hipótese dos usos e gratificações trata de uma abordagem atenta aos aspectos individuais, pois está voltada aos processos subjetivos de gratificação das necessidades, suas variáveis fundamentais representam-se da seguinte forma: 1.     Necessidades humanas fundamentais em nível biológico e psicológico. Em interação com 2.     Diversas combinações de caracterí

A Comunicação é diálogo!

A comunicação como Diálogo Aneri Pistolato Desenvolvido por Paulo Freire , o modelo de comunicação como diálogo ocupa um lugar importante nas teorias da comunicação com as tecnologias interativas, produto da revolução digital . Se até recentemente esse modelo parecia inadequado para qualquer tipo de aplicação na comunicação de massa, unidirecional e centralizada, hoje  as novas mídias abrem possibilidades para um processo dialógico mediado pela tecnologia. Defleur denomina essas novas possibilidades de comunicação interatuante , onde interatuação refere-se a processos de comunicação que assumem certos traços de comunicação interpessoal . Nesta, transmissor e receptor se revezam no papel de comunicador, cada um recebendo realimentação imediata e plena sob a forma de mensagens verbais e não verbais. Para Defleur, a medida que nossa sociedade se torne cada vez mais complexa, ficará mais árduo mantê-la com modelos tradicionais de comunicação interpessoal e de massa, as

O modelo da comunicação como mercadoria

O Modelo de Comunicação como Mercadoria Aneri Pistolato Mauro Wolf se refere a este modelo como Teoria Critica . Por meio de fenômenos superestruturais da cultura ou do comportamento coletivo, a teoria critica pretende compreender o sentido dos fenômenos estruturais, primários, da sociedade contemporânea, o capitalismo e a industrialização . Resumo do quadro fundamental em que se situam os elementos de uma teoria critica dos meios de comunicação de massa, primeiro dentro de todas as analises da indústria cultural. A indústria cultural como sistema A expressão indústria cultural é usada por Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento (1947) para ilustrar a transformação do progresso cultural no seu contrário , usava-se a expressão cultura de massa que foi substituída por indústria cultural, para eliminar desde o inicio a interpretação habitual, ou seja, de que se trata de uma cultura que nasce espontaneamente das massas, de uma forma contemporânea de arte popu

Comunicação e linguagem

A Comunicação como Linguagem Aneri Pistolato O modelo semiótico-informacional de Wolf O modelo semiótico-informacional ou da linguagem em relação ao modelo da informação, tem sua principal diferença ao funcionamento de fatores semânticos (estudo das significações das palavras ), introduzidos mediante o conceito de código, vinculados a linearidade da transmissão. Modelo da Informação X Modelo Linguagem Passa-se da comunicação como transferência de informação para transformação através do código. O código nesta teoria adquire então novo relevo teórico, e torna-se objeto de pesquisa empírica. Então, se na teoria da informação era analisada a otimização da transmissão da mensagem, na teoria da linguagem salienta-se o mecanismo de reconhecimento e de atribuição de sentido, que é parte essencial desta relação. Sistemas de significação ou Semiótica Msg enviada à significado veiculado à Msg recebida (como significado) Entre a mensagem que veicula um signific

A teoria da informação

O Modelo de Comunicação como Informação por  Aneri Pistolato A Teoria da informação afasta-se da comunicação como compartilhamento e aproxima-se da comunicação como transmissão. Também chamada como Teoria Matemática da Comunicação , sua origem segundo Wolf se relaciona a engenharia das telecomunicações que estuda a velocidade da transmissão das mensagens telegráficas, a quantidade de informação e o rendimento informacional. A Teoria matemática da comunicação é uma teoria sobre transmissão otimizada das mensagens através de um processo comunicativo, que segundo Umberto Eco, (1972:10)                                   Existi sempre uma fonte da informação, a partir da qual é emitido um sinal, através de um aparelho transmissor; esse sinal viaja através de um canal, ao longo do qual pode ser perturbado por um ruído. Quando sai do canal, o sinal é captado por um receptor que o converte em mensagem que, como tal, é compreendida pelo destinatário (ECO,1972:10). Gráfico de Sh

Os veículos de mídia como sistemas sociais.

O Modelo de Comunicação como Função por  Aneri Pistolato Defleur coloca em evidencia o fato de que as comunicações de massa hoje são parte central da estrutura institucional norte-americana. Isto é, conquanto sejam indústrias por direito próprio, penetram intimamente em cada uma das cinco instituições básicas desta sociedade. Ex: o destaque elas dão aos serviços e produtos do sistema comercial e industrial, fazem parte central da instituição econômica . Com seu crescente papel no processo eleitoral , seu emprego em várias audiências e com o destaque que dão a atuação do governo nos noticiários, os veículos de comunicação de massa tornaram-se parte significativa da instituição política . Com o grande destaque que dão ao lazer e as culturas populares , grande parte do que é consumido como divertimento no lar, elas são indisputavelmente importante fator na instituição familiar . Para muitos, o sacerdócio eletrônico virou parte expressiva da instituição religiosa . Em gra