Pular para o conteúdo principal

A manipulação segundo os modelos teóricos da comunicação



A comunicação de massa surgiu como uma grande força após a guerra mundial. A mídia foi encarada como capaz de moldar a opinião pública e inclinar as massas para qualquer ponto de vista desejado pelo comunicador.
A propaganda era considerada capaz de fundir os indivíduos em uma massa amalgamada de ódio, vontade e esperança.

A teoria da comunicação de massa é relativamente de estimulo-resposta, mas também refere-se a organização social da sociedade como a estrutura psicológica dos seres humanos que estão sendo estimulados e estão reagindo a mensagem da comunicação de massa.

ESTIMULO à MENSAGEM à RESPOSTA

A medida que se tornaram disponíveis novas concepções referentes a natureza do ser humano individual e da sociedade, as teorias da comunicação de massa foram modificadas pela introdução de variáveis intervenientes entre o lado do estimulo da equação estimulo-resposta e do lado da resposta.

Esse primeiro conjunto de crenças nunca foi realmente formulado na época através de uma afirmação sistemática por qualquer estudioso de comunicação, mas veio a ser chamado de Teoria da Bala Mágica, Teoria da Agulha Hipodérmica e Teoria da Correia de Transmissão. Foram tais teorias que orientaram o pensamento daqueles que encararam a mídia como sendo poderosa.

A teoria da Bala Mágica, baseada em mecanismos instintivos E – R (estimulo – reação) e a crença de que a mídia se compunha de poderosos recursos, parecia inteiramente válida: enunciou-se que estímulos poderosos eram uniformemente atendidos pelos membros individuais da massa.
Tais estímulos drenavam impulsos, emoções sobre os quais os indivíduos não tinham controle. Devido a natureza herdada desses mecanismos, cada pessoa reagia mais ou menos uniformemente. Também, havia poucos vínculos sociais sólidos para cortar as influencias de tais mecanismos porque o individuo se encontrava psicologicamente isolado de laços sociais robustos e de um controle social informal.
Assim, o ponto de vista da Teoria da Bala Mágica era coerente com a teoria geral da psicologia e da sociologia daquela época.

Segundo Mauro Wolf, mais que um modelo sobre o processo de comunicação a Teoria Hipodérmica é uma teoria de ação elaborada pela psicologia behaviorista.
O seu objetivo é o estudo do comportamento humano com os métodos de experimentação e observação das ciências naturais e biológicas. Na relação entre organismo e ambiente, o elemento crucial é o estimulo, esse estimulo inclui os objetos e condições exteriores ao sujeito, que produzem uma resposta.
Estímulos e respostas parecem ser as unidades naturais em cujos termos pode ser descrito o comportamento. Uma resposta não estimulada, é um estimulo sem causa, por isso ambos tornam-se uma unidade.
Nesse sentido percebe-se que durante o período da Teoria Hipodérmica, os efeitos não são estudados, mas dados como certos. Note a descrição fundamental da sociedade de massa: isolamento físico e normativo dos indivíduos, que contribui para acentuar o modelo E – R, sem considerar o contexto em que se verifica o estimulo, ou as experiências anteriores dos sujeitos que conduzem as respostas.


Lasswell, como aplicação de um modelo para analise sócio-politica, explicou que uma forma adequada para descrever um ato de comunicação é responder as perguntas:
Quem? (estudo dos emissores)
Diz o que? (conteúdo das mensagens)
Através de que canal? (analise dos meios)
Com que efeito? (analise da audiência)
Essas variáveis definem o estudo dos emissores, o conteúdo das mensagens, a análise dos meios e da audiência. O modelo se transformou numa teoria da comunicação por muito tempo com estreita ligação com a teoria da informação.

Assim, a superação da teoria hipodérmica deu-se segundo 3 diretrizes:
As abordagens empíricas de tipo psicológico-experimental, que explicam os fenômenos psicológicos individuais que constituem a relação comunicativa.

A de tipo sociológica que, explicita os fatores de mediação existentes entre o individuo e o meio de comunicação.

A nível sociológico geral, do estrutural-funcionalismo, que elabora hipóteses sobre as relações entre o individuo, a sociedade e os meios de comunicação.

Bibliografia Básica:

MELVIN, L. Defleur; SANDRA, Ball-Rokeach. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

MATTELART,Armand & MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola,1999.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 2001.

Bibliografia de Referência:

LIMA, Venício A. de. Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2001.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerenciamento da Comunicação Integrada de Marketing - Comunicação do valor

A fun ção da comunicação de marketing por Aneri Pistolato — A comunicação de marketing representa a ‘voz’ da marca e é um meio pelo qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamentos com os consumidores — Os consumidores podem conhecer ou ver como e por que um produto é usado , por qual tipo de pessoa , quando e onde; podem receber informações sobre quem o fabrica e o que a empresa e marca representam, e, ainda podem receber um incentivo ou recompensa pela experimentação ou uso — A comunicação de marketing permite as empresas conectar suas marcas a outras pessoas, lugares,  eventos, marcas, experiências, sensações e objetos. Posicionando a marca na memória e criando uma imagem de marca , pode contribuir para a  formação do valor da marca ( brand equity ) Mix de comunicação de marketing Propaganda: qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado Promoção de vend

Comunicação e Marketing : Qual é a função da comunicação mercadológica?

Comunicação e Marketing : Qual é a função da comunicação mercadológica? por Aneri Pistolato A comunicação de marketing representa  a ‘voz’ da marca  e é um meio pelo qual ela estabelece um  diálogo  e constrói  relacionamentos  com os consumidores. Os consumidores podem conhecer ou ver  como  e  por que  um produto é  usado , por qual  tipo de pessoa , quando e onde; podem receber informações sobre quem o  fabrica  e o que a empresa e marca representam, e, ainda podem receber um incentivo ou recompensa pela  experimentação  ou uso. A comunicação de marketing permite as empresas  conectar  suas marcas a outras pessoas, lugares,  eventos, marcas, experiências, sensações e objetos. Posicionando a marca na memória e criando uma  imagem de marca , pode contribuir para a  formação do  valor da  marca. Embora a propaganda, em geral, seja um elemento central num programa de comunicação de marketing, normalmente não é o único. O mix de comunicação de marketing é composto por

Uma dieta pra quem malha a noite.

Se você é esfomeada como eu e a atividade física não está surtindo o efeito desejado (emagrecer), segue uma dieta balanceada, ótima pra quem chega em casa a noite super disposta para comer tudo o que não deve. Esta dieta é uma adaptação de outra feita para meu namorado por seu nutricionista. A diferença é que não contém suplementos, aminoácidos e as várias vitaminas das quais ele necessita por ser atleta. Além disso foi alterada pra mim que malho a noite. Desjejum 200ml de leite desnatado com café e adoçante ou suco natural 2 fatias de pão integral 2 fatias de peito de peru ou queijo minas Almoço Salada de folhas verdes a vontade 4 colheres de sopas de legumes cozidos 2 colheres de servir de arroz integral 2 colheres de sopa de feijão 2 unidades médias de carne magra assada, cozida ou grelhada 200ml de suco de fruta cítrica ou a própria fruta como sobremesa Lanche 1 fruta vermelha Pré Treino (30 a 60 minutos antes) 150ml de suco natural 1 iogurte light  1 colher de