O comércio eletrônico, ou e-commerce, é o uso da comunicação eletrônica aplicada aos negócios. As relações de mercado podem ser B2B (business to business) entre em empresas, B2C (business to consumer) entre empresa e consumidor e C2C (consumer to consumer) entre consumidores.
O e-commerce se popularizou pelas vendas através da internet que, em 2009 faturou cerca de 10,6 bilhões no Brasil, com previsão de aumento de 28,5% para 2010 (Relatório Web Shoppers do e-bit).
Vantagens do e-commerce para as empresas
Produtos e serviços disponíveis para venda 24 horas por dia/ 7 dias por semana.
Descontos nos produtos devido a ausência de contratação de vendedores, comissões, aluguel, decoração e segurança na formação de custos.
Rapidez na entrega e possibilidade de vendas sem fronteiras.
Democratização de lojas, na internet não importa o tamanho nem a renda de cada empresa, o que gera vantagem competitiva.
Conhecimento dos hábitos de consumo do consumidor através de relatórios métricos em tempo real.
Planejamento de campanhas promocionais a partir da analise do perfil do cliente, hábitos e regularidades de consumo.
O e-commerce está crescendo rapidamente e, dentro de pouco tempo, passará a usar novas tecnologias, além da internet.
Mobile commerce
O Brasil possui aproximadamente 190 milhões de celulares e devido a forte tendência de acessos a lojas online e compras por este meio, grandes empresas já se mobilizam para desenvolver um sistema de pagamento via celular, o mobile payment.
Redes sociais
As redes sociais funcionam hoje como uma ferramenta gratuita de marketing viral através da qual as empresas podem atingir seus clientes diretamente e desenvolver um poderoso canal de relacionamento.
O mercado de vendas pela internet se concentra em um grupo seleto de poderosas empresas, mas a tendência é que os pequenos e médios empresarios se planejem e comecem a alavancar as suas vendas através do e-commerce.
Se a sua empresa ainda não participa deste universo de vendas online, fique atento para não perder esta grande faixa de consumidores. Outras informações interessantes estão disponíveis no blog da Egency
O e-commerce se popularizou pelas vendas através da internet que, em 2009 faturou cerca de 10,6 bilhões no Brasil, com previsão de aumento de 28,5% para 2010 (Relatório Web Shoppers do e-bit).
Vantagens do e-commerce para as empresas
Produtos e serviços disponíveis para venda 24 horas por dia/ 7 dias por semana.
Descontos nos produtos devido a ausência de contratação de vendedores, comissões, aluguel, decoração e segurança na formação de custos.
Rapidez na entrega e possibilidade de vendas sem fronteiras.
Democratização de lojas, na internet não importa o tamanho nem a renda de cada empresa, o que gera vantagem competitiva.
Conhecimento dos hábitos de consumo do consumidor através de relatórios métricos em tempo real.
Planejamento de campanhas promocionais a partir da analise do perfil do cliente, hábitos e regularidades de consumo.
O e-commerce está crescendo rapidamente e, dentro de pouco tempo, passará a usar novas tecnologias, além da internet.
Mobile commerce
O Brasil possui aproximadamente 190 milhões de celulares e devido a forte tendência de acessos a lojas online e compras por este meio, grandes empresas já se mobilizam para desenvolver um sistema de pagamento via celular, o mobile payment.
Redes sociais
As redes sociais funcionam hoje como uma ferramenta gratuita de marketing viral através da qual as empresas podem atingir seus clientes diretamente e desenvolver um poderoso canal de relacionamento.
O mercado de vendas pela internet se concentra em um grupo seleto de poderosas empresas, mas a tendência é que os pequenos e médios empresarios se planejem e comecem a alavancar as suas vendas através do e-commerce.
Se a sua empresa ainda não participa deste universo de vendas online, fique atento para não perder esta grande faixa de consumidores. Outras informações interessantes estão disponíveis no blog da Egency
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