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Lojas virtuais são alvo de investimento de pequenas empresas

O fim de 2010 chegou e com ele o aumento do faturamento nas vendas. Segundo o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), as pequenas empresas investem cada vez mais em negócios online, porém é preciso ter cautela, pois a loja virtual precisa ter fácil visualização, segurança e estoque. "Assim como na loja física, o consumidor que compra pela internet busca variedade e, neste, negócio, é fundamental entregar o produto no prazo estabelecido ao cliente".

Só até julho de 2010, o comércio eletrônico brasileiro chegou a 7,8 bilhões e superou as vendas dos shoppings da Grande São Paulo, segundo dados da Fecomercio. Para a Associação Comercial de São Paulo, o comércio virtual deve movimentar, até o final do ano, R$ 15,5 bilhões e 30% desse total são representados pelas micro e pequenas empresas. Estes dados refletem um grande crescimento, visto que em 2009, as micro e pequenas empresas participaram de apenas 9,7% do total do faturamento do comércio eletrônico.

“As empresas investem cada vez mais em fluxos, em usabilidade, para fazer com que esse cliente tenha uma experiência de compra mais acertada possível, mais rápida, simples e fácil de ser realizada. Isso é um dos grandes fatores que fazem com que a taxa de crescimento dos pequenos lojistas da internet seja em torno de 75% ao ano ou mais”, informa o consultor Igor Senra em entrevista a PEGN.

As palavras-chave para o sucesso em vendas de micro, pequenas e médias empresas na internet são planejamento e informação. Para ter um plano de negócios e assessoria de marketing e comunicação inclusas no desenvolvimento do negócio online é preciso encontrar empresas que fornceçam um serviço diferenciado.
A Buy2Joy lançou na Feira do Empreendedor do Sebrae em São Paulo, uma nova solução com todas as ferramentas necessárias para o empreendimento na internet, o HotCommerce.

O HotCommerce oferece plataforma para loja online em servidor seguro, sistema administrativo, manual de treinamento, logística, plataforma otimizada para o Google, apoio de divulgação e prospecção, participação nas mídias sociais e newsletters, relatórios métricos de acesso em tempo real, suporte, gateway de pagamento, domínio de internet e ferramentas para personalização de layout.

Outras informações interessantes estão disponíveis no blog da Egency

Comentários

  1. Olá Aneri,

    Trabalho em uma empresa que presta o serviço de criar loja virtual.

    Concordo com você quando diz que a palavra chave para o sucesso de um empreendimento é o planejamento. Eu sempre deixo uma dica para pessoas que querem começar neste ramo sobre a necessidade de planejar. Com isso, reduz-se o risco de não ter retorno do investimento. No planejamento serão levantados pontos como situação do mercado, concorrentes, público-alvo, etc, realizando assim um pequeno plano de negócios. Esses dados vão dar uma base muito mais sólida para o negócio que está nascendo.

    Além disso, não basta simplesmente abrir a loja virtual e esperar que os clientes comprem. Há necessidade de executar ações de marketing que gerem tráfego para o site. Uma das formas mais eficientes para isso é a otimização para sistemas de busca (SEO). Estas ações tem que ser contínuas e guiadas pelo planejamento realizado na primeira etapa.

    Para o sistema, atualmente existem sistemas open source (código aberto e utilização livre) que podem ser utilizados para criar a loja virtual. Estes sistemas podem ser facilmente customizados (tanto visualmente quanto funcionalmente) para individualizar o projeto da loja. Para empreendedores com capital reduzido, pode ser uma boa alternativa contratar alguma empresa que trabalhe com open souce.

    Parabéns pelo artigo e espero ter contribuído com algumas idéias.

    Abraços.

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