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A evolução do e-commerce para as pequenas empresas

O e-commerce cresce a cada ano, em 2010 faturou cerca de 13,6 bilhões de reais e, só no Natal do mesmo ano, ultrapassou a venda dos shopping centers de São Paulo, segundo o Blog do Comércio Eletrônico. O e-commerce é uma ótima oportunidade para as pequenas empresas, pois a internet é um meio barato e eficiente de comunicação com 50.000.000 de usuários só no Brasil.
Segundo o site Coworkers, o comércio virtual proporciona benefícios que diminuem a vantagem competitiva das grandes para as pequenas empresas. O e-commerce oferece à empresa um custo mensal muito reduzido se comparado às estruturas físicas das organizações, sem gastos com aluguel e funcionários, e permite investimentos em novos produtos e serviços.

Para os consumidores as vantagens são muitas, pois podem comprar com segurança de qualquer lugar do Brasil, a qualquer horário do dia ou da noite, e os produtos e serviços são geralmente mais baratos pela internet. Além disso, as empresas oferecem vantagens no parcelamento, com a comodidade de receber o produto em casa ou no trabalho, e até não pagar o frete acima de determinado valor.

Para o site Outrolado, o e-commerce pode ser considerado como uma vantagem competitiva para as empresas, mas para conquistar um espaço neste mercado é preciso estar atento a alguns detalhes administrativos listados abaixo.

Desafios do empreendedorismo online

• Logística

Adquira uma plataforma de e-commerce automatizada para os Correios. Isso facilita a administração das operações de logística.

• Marketing e Propaganda

A geração de conteúdo em redes e mídias sociais, o trabalho de assessoria de imprensa e o disparo de newsletters desenvolvem um estreito relacionamento com o consumidor e posicionam a empresa no mercado.

• Políticas de vendas

Planeje descontos e vendas por quantidade definida, descontos para um grupo de clientes, compras realizadas em grupo. O planejamento de marketing e o desenvolvimento de estratégias de venda são essenciais para o crescimento de qualquer negócio, inclusive online.

• Atendimento ao cliente

O usuário de internet precisa de atendimento rápido, neste quesito o uso de chat online facilita bastante a comunicação com o consumidor. O Chat deve ter um responsável que o monitore constantemente.

• Segurança

A utilização de sistemas anti-fraude, de encriptação de dados e seguro sobre a compra são essenciais para a proteção do usuário e da empresa.

É recomendável a contratação de empresas especializadas em software de e-commerce para o desenvolvimento do negócio e assessoramento do planejamento estratégico da empresa. É notável o número de empresas de e-commerce que fecham ainda co menos de 1 ano de trabalho por falta de informação e planejamento.

Outras informações interessantes estão disponíveis no blog da Egency

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