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Pequenas empresas no e-commerce e a estratégia voltada para a segmentação

O e-commerce é um modelo de negócio em expansão e, por isso, alvo de micro, pequenas, médias e grandes empresas. As micro, pequenas e médias empresas, para atingirem o sucesso neste novo modelo de negócios, devem evitar concorrer com as grandes empresas, visto que estas investem grandes somas no desenvolvimento de um e-commerce que venda  diversas categorias de produtos.
Dessa forma, para ter um retorno satisfatório com o e-commerce, as pequenas empresas necessitam determinar seu foco em um nicho específico de mercado. Existe na web a grande oportunidade de atender segmentos de mercado, que antes tinham dificuldades em encontrar determinados produtos, mas, hoje, contam com as vantagens dos buscadores, tais como o  Google, o Bing e o Yahoo, para localizar praticamente qualquer coisa. 

Competir com os grandes magazines no universo online é desperdiçar tempo e dinheiro e, segundo o site Curso de E-commerce, se a empresa entender o mecanismo de funcionamento via nichos de mercado terá muito mais sucesso e de forma muito mais rápida, do que se ficar tentando competir de frente com os grandes players.

Como se especializar em um nicho de mercado rentável?

Imagine uma loja de suplementos alimentares especializada em itens para pessoas alérgicas a leite. Quantos itens ela conseguirá vender por mês? Parece pouco. Afinal, quantas pessoas alérgicas a leite existem em seu bairro que desejam ganhar massa ou perder gordura através do consumo de suplementos alimentares? Mas se você levar esse exemplo para o universo da internet, quem tiver esse perfil irá buscar na rede e encontrará essa loja, de qualquer parte do Brasil ou do mundo. Mas para isso é preciso planejamento estratégico de marketing, visibilidade nos buscadores, gerenciamento e construção de conteúdo em todas as mídias sociais relevantes, tais como Blogs, Facebook, Twitter, Orkut entre outros.

Para que isso ocorra, segundo o site Curso de E-commerce, não adianta ter um site estático, não se divulgar, não gerar conteúdos relevantes para o seu público. A empresa deverá construir sua presença digital de forma consistente para ser localizada. Além disso, precisará se preocupar em ter uma operação logística adequada para poder entregar em todo o país, e mais, se quiser vender fora do país deverá investir na construção de um site no idioma do destino de interesse, obviamente.

Para finalizar é importante frisar que na internet, assim como em lojas físicas, é preciso ser visto para ser lembrado. Então as campanhas de comunicação e as estratégias promocionais são essenciais para o futuro do seu negócio. Use todas as ferramentas disponíveis gratuitamente na web para acelerar a interação com os e-consumidores. Mas não acredite em quem quer convencê-lo de que na internet não é preciso investir, pois o sucesso requer estratégia, tempo e dinheiro, porém menos que uma loja física. 

Outras informações interessantes estão disponíveis no blog da Egency

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