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A Comunicação é diálogo!

A comunicação como Diálogo


Desenvolvido por Paulo Freire, o modelo de comunicação como diálogo ocupa um lugar importante nas teorias da comunicação com as tecnologias interativas, produto da revolução digital.

Se até recentemente esse modelo parecia inadequado para qualquer tipo de aplicação na comunicação de massa, unidirecional e centralizada, hoje  as novas mídias abrem possibilidades para um processo dialógico mediado pela tecnologia.

Defleur denomina essas novas possibilidades de comunicação interatuante, onde interatuação refere-se a processos de comunicação que assumem certos traços de comunicação interpessoal. Nesta, transmissor e receptor se revezam no papel de comunicador, cada um recebendo realimentação imediata e plena sob a forma de mensagens verbais e não verbais.
Para Defleur, a medida que nossa sociedade se torne cada vez mais complexa, ficará mais árduo mantê-la com modelos tradicionais de comunicação interpessoal e de massa, assim, novos sistemas de mídia terão de ser criados para preencher este vazio e garantir a sobrevivência.
Defleur questiona como os novos sistemas de mídia ajudam os indivíduos em seus esforços coletivos para criarem significados num mundo ambíguo e mutável.

O modelo dialógico tem sido comparado com a “teoria do agir comunicativo” de Jurgen Habermas.

A teoria do agir comunicativo
Ação e interação não mais vistas unicamente como produção de efeitos, mas analisadas como associadas a tramas e trocas simbólicas e contextos linguísticos.
Segundo Habermas, a sociologia critica deve estudar as redes de interação em sociedade constituída por relações comunicativas, a união da comunicação de sujeitos opostos.
A razão e a ação dispostas através dos meios de comunicação devem ser contrapostas a outros modelos de ação objetiva e cognitiva, como a ação intersubjetiva que se refere a moral de cada um e a ação expressiva que se refere a sinceridade.
Para ele a racionalidade não tem haver com a posse de um saber, mas como os sujeitos dotados de fala e ação empregam esse saber. Ele identifica a crise da democracia, devido às trocas e o desenvolvimento da comunicação terem se tornado abstratas e autônomas, fazendo circular informação sem interpretação e trocas comunicativas dos indivíduos e grupos sociais.
No Brasil dos anos 70, as novas tecnologias da época (videocassete, câmera de vídeo), anunciavam uma democratização das comunicações desde que controladas por grupos e movimentos populares. São os experimentos de Paulo Freire e Antônio Gramsci nomeados como “comunicação das classes subalternas e comunicação alternativa e comunicação popular”.

Bibliografia Básica:

MELVIN, L. Defleur; SANDRA, Ball-Rokeach. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

MATTELART,Armand & MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola,1999.

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença, 2001.

Bibliografia de Referência:

LIMA, Venício A. de. Mídia: Teoria e Política. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2001.

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